Novembro foi bem apertado de programações e viagens, mas era prioridade assistir em Recife, na semana de estreia {já que não consegui ingresso pra pré-estreia}, ao filme mais aguardado do ano: O Agente Secreto, do meu conterrâneo Kleber Mendonça Filho.
O Cinema da Fundação no Museu tava com o som perfeito, tal como o Kleber recomendou – certamente, e durante o filme inteiro tive um mix de sentimentos: orgulho, saudosismo, raiva, alegria, vontade de levantar pra dançar ao som do bloco de carnaval {que cena linda!!}, mas dancei na poltrona mesmo .
QUE FILME MASSAAAA! Mexeu demais comigo e saí da sala de cinema querendo voltar pra assistir de novo
. E não foram só as histórias dos personagens que me mexeram {principalmente a da gata de duas cabeças!
}, foi por elas estarem sendo retratadas nos cantos da cidade que eu nasci, cresci e vivo até hoje.
A cada cena eu ficava tentando reconhecer onde eram os lugares : o Cinema São Luiz, o Pátio do Sebo, a Ponte Duarte Coelho, o Beco do Fotógrafo, a Agência Central dos Correios… todos esses lugares eu tenho memórias pra contar.
Estudei no Centro do Recife, no antigo Liceu de Artes e Ofícios, ao lado do Teatro de Santa Isabel — da 5ª série ao 3º ano do Ensino Médio. E meu caminho pra chegar na escola passava muito próximo desses lugares. Minha memória é muito afetiva quando lembro do Centro da Cidade.
E gente… como é delicioso ter um cineasta pernambucano, apaixonado pelo Recife, a ponto de nos trazer de volta nossa cidade retratada em seus filmes com tanto cuidado, fidedignidade e um profissionalismo digno sim de todos os prêmios que o filme vem ganhando mundo afora. É um privilégio dos grandes! {e uma puta munição pra inflar ainda mais o nosso peito bairrista de tanto orgulho! kkkkkkk}
E para além da cidade, em grande parte do filme, consegui enxergar os retratos da realidade local, dos nossos costumes, dos figurinos que via nas fotografias dos meus familiares {sim, nas fotos pq não vivi em 1977, né? sou de 88 } e até de nossas lendas urbanas… e temos muitas! Vou trazer até algumas aqui.
Agora vamos continuar torcendo e nos engajando pra que o filme seja indicado ao Oscar. ✨
E tu, se puder, assiste no cinema, não vais te arrepender. Eu acho que até vou assistir de novo.
Meu registro



